Kadrin On quinta-feira, 27 de maio de 2010 0 Comments

Um Pouco Sobre a Moda no Japão
É meio complicado tentar resumir a moda no Japão.
Não se sabe ao certo como eram as roupas usadas na Pré-história Japonesa (Era Jomon - 10 mil a.C. a 300 a.C.), mas pesquisas arqueológicas indicam que provavelmente as pessoas usavam túnicas de pele ou de palha. Na Era Yayoi (300 a.C. a 300 d.C.) a sericultura e técnicas têxteis chegaram ao Japão através da China e da Coréia.
Na Era Heian (794-1185) o contato oficial com a China foi suspenso pela corte imperial, e esse afastamento permitiu que formas de expressão cultural genuinamente japonesas florescessem nesse período. No vestuário isso se refletiu em um novo estilo, mais simples no corte, mas mais elaborado em camadas e sofisticação têxtil.
No próximo post eu vou falar direitinho sobre a vestimenta tradicional japa, então acho melhor não falar muito disso e simplismente resumir mesmo a coisa toda.
A cada semana vou postar sobre algum estilo diferente, então semana que vem começo com as vestimentas tradicionais para então dar continuidade aos estilos modernos.
Com a introdução das roupas ocidentais na vida dos nipônicos o cenário de moda no Japão mudou completamente, e permitiu que muitos estilos fossem criados.
Atualmente existem muitos estilos, cada estilo tem suas regras, cada regra sua exceção.
Se eu tentasse definir a atualidade da moda japonesa em uma palavra seria "demais". "Demais" por vários motivos que não consegui listar, mas enfim.
Falou em moda japonesa logo lembramos de Harajuku. Tem lugar melhor para aprender sobre moda japa do que harajuku? Acho que não.
Só de olhar as fotos de harajuku já acho tudo muito mágico, imagina então estar num final de semana dando umas voltinhas por lá? Ficar papeando com os amigos sentado na JinguBashi (Ponte Jingu) e olhando a galerë passando usando os mais diferentes estilos.
Ver lolitas rindo junto com Decoras, Decoras rindo com VisualKeis.
Eu realmente não sei muito da historia da moda no Japão.
O que posso passar apara você, querida pessoa que está lendo este post malfeito, é que pelos anos 70 a moda no Japão revolucionou legal, e daí começou a surgir um bando de grupos diferentes.
Em 1970 KENZO Takada abriu uma loja em Paris, Jungle Jap. É claro que nessa época a moda Japonesa já não tava mais no tradicional, ou você achou que ele botou Paris para usar kimono? Mas enfim.
Ao mesmo tempo que o tio Kenzo estava começando sua jornada ao sucesso a modelo Sayoko Yamaguchi fazia o mesmo nas passarelas Parisiences. Ela foi uma das primeiras asiáticas a virar TopModel. Para quem não sabe (e acho que a maioria não) ela morreu (não vou escrever partiu, ou faleceu, MORREU e_e") em 2007 com quase 60 anos.
Nos anos 80 a Rei Kawakubo fez a mesma coisa que o Kenzo e passou a influenciar a moda criando modelos geralmente pretos, cinza escuro ou brancos e com acabamentos não tão bem acabados, o que contradizia geral o "código de beleza" das roupas na época.
Acho que no final dos anos 80 surgiram a maioria dos estilos aos quais estamos acostumados hoje em dia.
Enfim (eu falo enfim bagaray, né? e tem "estilo" bagaray nesse post também, né?), como eu disse no início do post, é um pouco complicado tentar resumir a moda no Japão. Então minha dica é (como sei que ninguém ta muito interessado na moda tradicional) acesse o JapanForum e olhe as fotos que eles tem lá, o link ta ali abaixo então é só clicar e ficar admirando!

Japan Forum


Então, povinho, esse foi meu post malfeito dando introdução à moda japonesa.
Para aqueles que costuram e se interessam pela moda lolita eu irei TALVEZ fazer uma serie de tutoriais, por enquanto tenho apena 1 de uma saia simples, se quiser ver banta ir ao meu canal no YouTube: MeLikesTea

Permaneçam saudáveis!

o/

Tia Tai

0 comentários:

Postar um comentário